sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Relatando Experiência


Sabemos que recursos tecnológicos como os computadores e a INTERNET possuem acesso democrático e isto gera um grande desafio na sociedade atual e dentro desta perspectiva muda também o nosso papel enquanto educador, ou seja, transforma a nossa prática pedagógica. Muitos, apesar das resistências e dificuldades já perceberam que precisam mudar sua maneira de dar aulas. Como disse Lück “O terceiro milênio requer uma pedagogia do sucesso” isto é o que todos nós que vemos a educação como uma ação, um compromisso social fará. Não tem como fazer tudo como antes, faremos mudanças sim na nossa pratica pedagógica. A partir do momento que fazemos uso do computador e da internet temos todas as possibilidades de mudanças.
O uso do computador nos oferece a possibilidade de transformar informações em conhecimento interativo através do computador e da Internet. Entretanto, não podemos transformá-los na figura central do processo de ensino e aprendizagem, referente o meu ponto de vista este papel será sempre do professor. Devemos sempre ter em mente que ambos são recursos que contribui para que de acordo com Valente “processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual ou dele como um todo”, tornando-o co-autor do seu processo de aprendizagem, tendo possibilidade de uma participação interativa, e não sendo apenas um agente passivo e mero receptor de informações. O aspecto que mais vai requerer atenção de nossa parte, acredito ser o que está relacionado ao manejo correto destes recursos e isto exige de todos uma formação tecnológica uma vez que somos imigrantes digitais. O computador e a Internet deverem ser, de acordo com Valente “um catalisador de uma mudança do paradigma educacional” e isto exige dos educadores estratégias que potencializa este novo jeito de ensinar e aprender que o construcionismo.
Com relação à elaboração e execução do plano de aula, o mesmo foi elaborado a partir de uma visita a professora de geografia, na Escola Estadual J.K. de Oliveira, em Paraíso do Tocantins, que estava na sua hora atividade na escola. Após apresentar a idéia de trabalhar aulas usando às multimídias ela aceitou e juntas organizamos o esboço. O tema foi Preservação do Meio ambiente e Queimada no Brasil. As etapas e os recursos foram preparados de acordo a faixa etária dos alunos (6ª ano), para que todos participassem como co-autores no processo de sua aprendizagem. Foram usadas as seguintes mídias: documentários sobre queimadas (vídeo) jogos de interação multimídia sobre reciclagem do lixo e clipe da música Terra Tombada de Xitãozinho e Xororó. Os alunos participaram de forma ativa, mostrando assim que as multimídias só enriquecem o ambiente escolar e principalmente só melhora todo o processo de ensino e aprendizagem. Trabalhar com as mídias contribui para que a prática pedagógica se torne mais interativa, dinâmica, prazerosa e enriquecedora não só para quem ensina, mas também para quem aprende, ou seja, educadores e educandos.

Suely Aparecida da Silva Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário